26 novembro 2007

DOUTOR SALVE A MINHA QUERIDA MÃEZINHA, ou Histórias do Tio Zé

Dedico esta história à nossa querida amiga “ROSA DOS VENTOS” pelo comentário no meu anterior “post” e para mais uma vez a fazer rir.

À memória do Dr. “Tio Zé”.

Homem de fina graça, da antiga escola dos médicos de Coimbra, dedicou toda a sua vida, como médico de aldeia, ao povo da sua terra, num maravilhoso cantinho algures em Trás-os-Montes.

Tio de minha mulher, foi este homem pessoa importante na região como médico hidrologista, chegando a ser Delegado de Saúde na região.

Poeta e bom contador de histórias, fruto da sua vivencia de médico da aldeia, poderia ter escrito um livro o que todavia não fez, por motivo de adversidades várias, nos seus últimos anos de vida.

Foi a ele que eu roubei o título do meu blog, “MEMÓRIAS DE UM AMNÈSICO”.

Nunca gostei de plagiar ninguém, mas penso que contar com palavras minhas esta história verídica, tentando ser fiel à narração que de sua boca escutei, não poderá ser considerado plágio.

Para si, Tio, aqui fica a história, em jeito de homenagem, com a mais profunda saudade
.

* * *

DOUTOR SALVE A MINHA QUERIDA MÃEZINHA


Uma noite, reunidos lá em casa à lareira, penso que em vésperas de Natal, bateu-nos à porta com estrondo, um homem que em grande agitação gritava:

- Ai doutor, por amor de Deus, salve a minha querida mãezinha!... Salve a minha querida mãezinha, que mãezinha há só uma!

Prontamente o médico saiu para a rua e deparou com um homem conhecido na aldeia pelas suas famosas e continuadas histórias de bebedeira. Na sua companhia uma velhota, sua mãe, que sangrava abundantemente de uma extensa ferida na arcada ciliar.

Sem mais delongas, o nosso Tio encaminhou a idosa senhora para o consultório que funcionava numa dependência da sua casa a fim de lhe prestar os cuidados mínimos e a encaminhar para o hospital. Tudo isto ao som da gritaria do bêbedo:

- Ai doutor, por amor de Deus, salve a minha querida mãezinha!... Salve a minha querida mãezinha, que mãezinha há só uma!

O que é que se teria passado?!...

A velhota preocupada com o filho que tardava em chegar; a despeito da geada que se fazia sentir, cobriu-se com um agasalho, meteu-se ao caminho e vai de percorrer todas as tabernas da aldeia à procura do malandro. Não tardou, pelo burburinho, que fosse dar com ele numa tasca onde já tinha iniciado uma forte briga.

Tomada de pânico a velhota interpõe-se, na tentativa de apartar os contendores pelo que, na confusão, recebeu um valente soco num olho.

Já no consultório, o nosso Tio observou a ferida, rodeou-se de todas as percussões e deu início aos curativos tendo concluído que não seria necessário enviar a velhota para o hospital.

Como médico do corpo de Bombeiros, estava habituado a estas situações de emergência e o caso não era nada que em condições piores, inúmeras vezes, não tivesse já feito.

Assim e considerando a extensão da ferida, decidiu ele mesmo suturar a velhota com um pontinho ou dois.

Preparou a injecção de anestesia e quando da primeira picada a velhota ter-se-á dorido e queixou-se. Foi então que, o extremoso filho, saltando do sofá onde estava a curtir a bebedeira, vociferou:

- Cale-se sua besta, você aqui não diz nada. Aqui quem fala é o senhor doutor!

Depois continuando com a berraria, acrescentou:

- Ai doutor, por amor de Deus salve a minha querida mãezinha!... Salve a minha querida mãezinha, que mãezinha há só uma!


Juro-vos meus queridos amigos, isto é rigorosamente verdade.

10 Comments:

At 26 novembro, 2007 18:59, Blogger Rosa dos Ventos said...

Agradeço reconhecida a história que relembraste para mim e ri a valer!
A tua cantiga de amigo é para lembrar
os pinhais de S. Pedro?

Abraço

 
At 27 novembro, 2007 00:31, Blogger Maria said...

Mãezinha sofre.....
... médico sofre, também....

Beijinho

 
At 27 novembro, 2007 19:12, Blogger vero said...

Lol... Um beijo meu querido amigo :)

 
At 28 novembro, 2007 15:25, Blogger Bichodeconta said...

PRIMEIRO QUE TUDO AGRADEÇO A VISITA AO MEU CANTINHO, MAS SABE EU ADORAVA AQUELA RAFEIRINHA, E CLARO QUE NÃO A TROCAVA POR QUALQUER POLITICO COM PEDEGREE DOS NOSSOS DES GOVERNANTES.. SÓ QUE A MATILDE FOI ATROPELADA, E EU ANDO EM DESESPERO... ELA ERA A MINHA COMPANHIA.... GOSTEI MUITO DA SUA POSTAGEM QUE ILUSTRA O NOSSO JOÃO SEMANA, CORRIA A TUDO E A TODOS..UM BEIJINHO, ELL

 
At 30 novembro, 2007 12:43, Blogger Paula Raposo said...

Acredito que seja verdade. Até consigo ver a cena...bom fim de semana, beijos.

 
At 08 dezembro, 2007 15:05, Blogger FERNANDA & SONETOS said...

Olá Besnico, passei para desejar-lhe um bom fim de semana.
Um abraço com carinho.
Fernandinha

 
At 15 dezembro, 2007 13:42, Blogger Bichodeconta said...

Qual pai Natal, de saco ás costas , passeio pela blogosfera..Não trago presentes , trago apenas amor que espalho no desejo de que cada um tenha um Natal de paz e amor...

 
At 22 dezembro, 2007 13:02, Blogger Paula Raposo said...

Claro que não me zango contigo!! Beijos para ti.

 
At 22 dezembro, 2007 13:02, Blogger Papoila said...

Olá Besnico:
Médico sofre... lol...
UM FELIZ NATAL PARA TI!
Beijos

 
At 22 dezembro, 2007 19:01, Blogger Maria said...

Um beijo especial para ti, Besnico....
... e vai preparando a mochila... falta pouco...

Abraço-te

 

Enviar um comentário

<< Home