09 novembro 2006

BARBADOS - UMA ILHA NAS CARAÍBAS

Vou-lhes falar de uma pequena ilha tropical, plana, com cerca de 430 kms2 (maior do que Porto Santo e mais pequena do que a Madeira) no centro da qual se ergue uma elevação de 336 metros de altitude.
.
Este paraíso, possui uma população de cerca de 277 mil habitantes dos quais 90% são de raça negra, 6% são asiáticos e mestiços e 4% brancos enfarruscados como eu, por causa da exposição solar nas maravilhosas praias com água a 28º C.
.
Descoberta, pelos Espanhóis em 1519, a saber, pois há quem afirme que foram os Portugueses; foi colónia Britânica de 1652 a 1966 ano em que se tornou independente. Tem como língua oficial o inglês.
.
O PIB (produto interno bruto) ronda os 4.000 milhões de Dólares Americanos e a moeda do país é o Dólar de Barbados. Como não são esquisitos aceitam também como moeda corrente o Dólar Americano, cujo valor está na proporção quase igual à diferença que no antigamente mais antigo o Escudo fazia da Peseta.
(para os mais jovens, Escudo e Peseta, eram moedas antigas que corriam na Península Ibérica pouco tempo depois dos Romanos terem desistido de tentar governar isto – o Escudo valia dez tostões e a Peseta metade disso. Coisa que os Romanos nunca conseguiram compreender…)
Como explicação adicional, informo que não sou professor de história porque baralho um pouco as datas… e o resto… e a minha amnésia também não ajuda. (desta já me safei, maneira hábil de esconder a minha ignorância)
.
ECONOMIA E FINANÇAS – Ao contrário de um país à beira mar plantado, conhecido por ser um inferno fiscal, Barbados é considerado um paraíso fiscal. A sua economia assenta principalmente no TURISMO de “massas”; não, não são massas de quantidade de pessoas, mas sim a quantidade de “massas” que é preciso uma pessoa ter, para fazer turismo naquela ilha.
.
Mas voltando à economia, melhor dizendo, voltando às finanças, porque “economia” não foi coisa que se visse nos milionários que habitam ou visitam a ilha, tenho a dizer que para além do turismo a ilha produz e exporta açúcar e Rum.
.
O Rum é assim como que a água de Vidago, sem borbulhas, mas muito mais forte. Razão pela qual, embora não seja proibido, lá na ilha ninguém fuma (excepto eu) para evitar o risco de explosão.
.
Barbados, produz ainda, em pequenas quantidades; petróleo, gás natural, cigarros, papel e têxteis. Tendo como parceiros comerciais os EUA, o Reino Unido, a Jamaica, a Venezuela, Trinidade e Tobago.
.
Depois do que acabo de vos dizer, penso que é melhor irem visitar a Ilha já que pela minha descrição ficam a saber menos do que antes.
.
Como o texto é longo, hoje fico por aqui.
Amanhã envio o resto, com as fotografias das férias.
.

4 Comments:

At 10 novembro, 2006 12:56, Anonymous Anónimo said...

Fiquei a saber mais, bem vindo Bésnico, mas não me convide para um café porque o meu mazda foi na enchurrada, é recuperável, só que ainda não está lavado, talvez para a semana fique pronto, isto foi um problema, eu a ver o meu companheiro de tantos anos a tentar não morrer afogado sem poder fazer nada, ele lá está, no hospital (oficina) todo aberto cheio de tubos, ontem estive lá á sua beira e disse-lhe: é pá o Bésnico já chegou, diz-me ele num tom pouco perceptivel: mais uns dias e depois mesmo "combalido" damos lá uma saltada.

Ó Besnico já alguma vez falou com um automóvel?

Um abraço...

 
At 10 novembro, 2006 20:52, Blogger Papoila said...

Olá Besnico então já de regresso... E eu aprendi algumas coisas porque das Caraíbas só conheço Cuba. Aguardo as fotos com imensa curiosidade.
Beijo

 
At 10 novembro, 2006 22:57, Blogger Maria said...

Essa foi a parte técnica ... agora falta o lazer!
Presumo que as férias foram óptimas!
Um abraço

 
At 16 fevereiro, 2008 18:24, Anonymous Anónimo said...

olá, como vai? meu nome é SAyonara, moro em Santos-SP. Estava procurandop sobre a ILha de Barbadose me deparei com seu flog..aliás, muito bacana..gostaria de saber mais sobre o país, gostaria de conhecer o caribe e ao mesmo tempo praticar inglé, e sei que BArbados tem como idioma oficial, o inglês..
bom, vou deixando por aqui, mas se puder manter contato meu email é:nara_5@hotmail.com

Um abraço!!

 

Enviar um comentário

<< Home