17 dezembro 2006

O PAI NATAL DAS CARAÌBAS ou a última fotografia

O que vos vou contar teve por cenário o local que se pode ver nesta fotografia
.

Não é novidade para quem lê este blog. Todos sabem que estive de férias nesta praia no passado mês de Outubro.
Não é pois essa a razão pela qual vos volto a falar de Surf Side, uma praia da Ilha de Barbados.
.
De manhã, muito cedo, como de costume, vinha tranquilamente a passear pela praia, sim porque aqui por estas paragens, caso não saibam, pelas seis horas da manhã, já é dia claro.
.
Tinha acabado de tomar o meu café no Surf Side, aquele horrível café que o mundo inventou para chatear os Portugueses, sim porque café-café, só mesmo em Portugal… em Itália e mais recentemente nalguns sítios em Espanha.
.
Mas como ia dizendo, preparava-me para me estender à beira mar, quando, qual não é o meu espanto, vejo a minha cadeira ocupada por um andrajoso velho, de desgrenhadas barbas brancas , completamente vestido como se estivesse à espera de um nevão, não obstante os cerca de 30 graus que se faziam sentir. Não pude deixar de reparar que alinhadas junto à cadeira, jazia um par de botas grossas.
.
Disposto a recuperar a minha cadeira, abeirei-me do velho, dei-lhe os bons dias e disse-lhe:
.
- Desculpe senhor, mas essa cadeira é minha.
.
Tranquilamente, sem desviar os olhos do fundo do coco de onde sorvia por uma palhinha, um batido de frutas com rum, o velho retorquiu:
.
- Sua!?... e o que é que o senhor fez para a merecer e dizer que é sua?...
.
Fiquei furioso e respondi:
.
- Mandei-a buscar e disse para a colocarem aqui.
.
Uhmm respondeu o velho. Então nem sequer se deu ao trabalho de a ir buscar; mandou que a colocassem aqui… oh oh oh! Gargalhou o velho com uma expressão que não distingui, pois mal lhe via a cara debaixo da espessa barba; e dizendo isto continuou a fixar o horizonte enquanto sorvia o seu refresco.
.
Comecei a ficar irritado…
.
Olhei em volta, para ver se havia outra cadeira ou se via alguém para mandar levantar o insolente velhote. Nem viva alma, nem cadeiras nas redondezas; estávamos sós.
.

Saídas não sei de onde, vislumbrei duas crianças que caminhavam pela beira-mar na nossa direcção.

Ela muito loirinha de olhos claros de azul do mar, ele muito moreno, olhos escuros e um tom de pele e feições que faziam lembrar as crianças daquelas tribos do Norte de África. Ambos não tinham mais do que cinco seis anos.
.
Das mãos do rapazito pendiam dois peixes, suspensos por uma argola de vime, que dois pedaços de folha de palmeira protegiam do sol.
.
Ao verem-nos, correram na nossa direcção.
.
Ela saltou para o colo do velho e aninhou-se no seu regaço. Ele puxando pela minha camisa, teve este comentário espantoso:

- Olha!... também conheces o Pai Natal?... estavas a falar com ele?!...

Lacónico, o velho apenas fez uma advertência:

- Jesus, não incomodes o senhor...

De furioso passei a espantado. Não compreendia o que se estava a passar.
Era óbvio que os miúdos conheciam o velho. Mas isso não deixava a minha cadeira livre.
.
Por momentos, pensei voltar a cadeira e atirar com o velho ao chão.
.
Saltando à minha volta, o miúdo a quem o velho chamava de Jesus, não parava de me puxar pela máquina fotográfica dizendo:
.
-Tira uma fotografia à Maria e a mim com o Pai Natal… tiras?…
.
- Tavas a pedir uma prenda ao Pai Natal?... tavas?... inquiriu Maria.
.
A situação estava insustentável. Resolvi então estender a toalha e deitar-me no chão e explicar ao miúdo que aquele velho, maluco e insolente não era o Pai Natal, era apenas um senhor mal-educado, que abusivamente se tinha sentado na minha cadeira.
.
Expliquei também que o Pai Natal se veste de vermelho, e é um velhinho bondoso que em Dezembro vem do Pólo Norte com um grande saco, distribuir prendas de casa em casa e que ainda estávamos em Outubro.
Falei ainda da neve, das renas e de que o Pai Natal, como é bonzinho não iria nunca tirar a cadeira de outra pessoa.
.
Foi então que os miúdos olhando para mim com olhos tristes disseram:
.
- Tu não acreditas no Pai Natal. Tu não sabes nada. As prendas do Natal, são dadas pelos pais, pela família e pelos amigos… achas que o Pai Natal numa noite dava a volta ao mundo para visitar toda a gente?!...achas?... Tu não sabes nada!... és um crescido, mas não sabes nada!
.
Ai não!... as prendas não são dadas pelo Pai Natal?... respondi eu, provocando os miúdos e fazendo-me admirado.
.
Não, responderam eles. As prendas do dia de Natal são presentes que as pessoas trocam, para comemorar o aniversário do Jesus. Não tem nada a ver com as do Pai Natal.
.
- As prendas do Pai Natal são dadas a todos, todos; ao longo dos anos…. ao longo da vida, como prémio de alguma coisa.
.
Já todos tivemos pelo menos uma vez nas nossas vidas uma prenda do Pai Natal; mas temos que a merecer… temos que nos portar bem.
.
O sol já então castigava e julgo que por instantes adormeci.
Quando acordei estava sozinho na praia; o velho e os miúdos tinham desaparecido. Finalmente a minha cadeira estava vazia.
.
Senti um estranho sentimento de arrependimento, por não ter fotografado os miúdos com o velho. Não pelo estúpido velho, mas pelos miúdos.
.
Era o meu último dia de férias na ilha e logo esta incómoda, situação.
.
Resolvi então tirar uma fotografia à praia com a cadeira vazia, para recordação daquele lugar onde passei uns dias muito agradáveis.
.
Ajustei a câmara, carreguei no disparador e nada. No visor apareceu-me a seguinte mensagem “lens error”. Nova tentativa e a mesma coisa “lens error”. Bolas, já só faltava esta; tenho a máquina avariada.
.
Reparei então numa coisa espantosa - não tinha chovido, as marés aqui na ilha são de amplitude mínima, quase não há marés e na praia em volta da cadeira e até onde a vista alcançava não havia ainda vestígios de pegadas, apenas as minhas, bem definidas, num único trajecto da beira da água, até à toalha onde me deitara.
.
Hoje fui ao centro comercial buscar a máquina fotográfica que tinha mandado reparar. O dono da loja disse-me que a máquina não tinha nada e estava a trabalhar perfeitamente.
.
Paguei e entregou-me o CD com as fotografias que entretanto lhe pedi para fazer.
.
Quando ia a sair da loja diz-me o dono da casa:
.
- Achei imensa graça á última fotografia, até a mostrei à minha mulher.
.
A do barco e das tartarugas, perguntei?
.
Não, respondeu ele - a do Pai Natal.

(Fotografia roubada a Toni Inniss)
Santa on Beach - Barbados, West Indies - Photography by Toni Inniss
.
Vejam a vida pelos olhos das crianças e o Mundo será mais belo
.

A todos os que me lêem e tem feito o favor de me acompanhar ao longo deste ano desejo

UM SANTO NATAL
E
QUE NO NOVO ANO O PAI NATAL VOS TRAGA A PRENDA
QUE TANTO SE ESFORÇARAM PARA MERECER .
São estes os votos do vosso amigo Besnico di Roma
Natal de 2006
.

18 Comments:

At 21 dezembro, 2006 00:18, Blogger Maria said...

Uma linda história.
BIgada pelos votos.
Para ti também um óptimo Natal.
BEijos

 
At 21 dezembro, 2006 20:16, Blogger Papoila said...

Besnico que linda história de Natal!
Agradeço a tua visita. o Pai Natal a beber um coco Oh Oh Oh
UM FELIZ NATAL para ti!
Beijos

 
At 21 dezembro, 2006 23:44, Blogger Ana Ramon said...

Aproveito esta história tão bonita para te desejar também um Bom Natal e um Óptimo Ano Novo.
Obrigada pela companhia

 
At 21 dezembro, 2006 23:55, Blogger Maria said...

É uma estória tão linda, besnico di roma, mas tão linda, que vou roubar-ta (é a tua prenda para mim, afinal) e vou guardá-la para a ler mais tarde a quem a possa ouvir e entender...

Com uma lágrima no cantinho do olho, um beijo de bom ano para ti.

 
At 21 dezembro, 2006 23:55, Anonymous Anónimo said...

Estava a ler e sentia que ia dar nisso, o pai natal, o mazda está recuperado, e até estive em S. Pedro a tomar um café, breve vou voltar esta época é complicada para mim, mas, o chocolate já esteve mais dificil, bom Natal Bésnico...

 
At 22 dezembro, 2006 00:01, Blogger Flôr said...

Fiquei deliciada com a história...

Passei para te agradecer os comentários sempre tão simpáticos que fizeste o favor de fazer.
Quero desejar-te um Feliz Natal e um sapatinho cheio de coisas boas.
Beijinho.

 
At 22 dezembro, 2006 01:36, Blogger APC said...

Magnífico post, meu caro! Absolutamente! :-)))
Um Natal Feliz, uma Vida Feliz.
Um abraço e até breve.

 
At 22 dezembro, 2006 14:27, Blogger susana said...

Sabias que este ano fui nomeada ajudante do Pai Natal? Sou a nova mamã Natal! Tu tb davas um excelente pai Natal! (vai ver o meu blog)!!!ehehe

Querido amigo (emplastro ehehe) desejo-te um feliz Natal e a toda a tua família. Muita saúde, alegria e prendinhas!
beijinhos da miss

 
At 22 dezembro, 2006 14:33, Blogger jorge esteves said...

De que coisas curiosas o Pai Natal é capaz!...
Votos de Natal em Paz!

 
At 23 dezembro, 2006 05:50, Blogger isabel said...

Que história linda Besnico!

Bom Natal para ti, com muito amor.

Beijos

 
At 23 dezembro, 2006 12:33, Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Olá rapaz...
Vim desejar que a noite de Natal seja plena de felicidade.
Como sou mãos largas desejo também tudo de bom para todos os outros dias do ano!!!

Até outro instante
Um abraço

 
At 28 dezembro, 2006 00:53, Blogger susana said...

Um feliz 2007, muitos beijinhos da miss!

 
At 30 dezembro, 2006 16:22, Blogger jorge esteves said...

...e já agora bom ano 2007!
abraço!

 
At 05 janeiro, 2007 01:32, Blogger Flôr said...

Espero que as histórias não se tenham acabado...
Beijinho

 
At 05 janeiro, 2007 13:50, Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Tão... paraste no Natal?
Hummmmm...
Vamos lá a começar o ano.

Até outro instante

 
At 08 janeiro, 2007 18:15, Blogger Maria said...

Vai realizar-se no próximo dia 27 em Odivelas um jantar de blogs. Para mais informações e inscrições dirige-te a http://os-convivas-do-costume.blogspot.com
Beijos

 
At 10 janeiro, 2007 20:13, Anonymous Anónimo said...

...bom ano 2007 ! abraço
carlos

http://podiamsermais.weblog.com.pt/
http://peresfeio.multiply.com/

 
At 13 maio, 2007 23:35, Blogger redonda said...

Gostei muito desta história.

 

Enviar um comentário

<< Home